Letra G - H - I

Letra G

Galantina
Prato frio, salgado, preparado com gelatina.

Ganache

Creme preparado com manteiga, creme de leite e chocolate, utilizado como recheio ou cobertura de doces.

Gasto energético
Quantidade de energia despendida pelo organismo, decorrente do gasto metabólico.

Génoise
Bolo leve e úmido, feito com farinha, ovos, açúcar, manteiga e eventualmente aromatizado com baunilha, raspas de frutas, amêndoas moídas etc. Criado em Gênova, na Itália (daí seu nome), depois adaptado e divulgado pelos franceses.

Ginóide
Tipo de obesidade que ocorre predominantemente em mulheres, na qual os depósitos de gorduras são maiores na região das coxas e dos glúteos.

Girolle
Cogumelo de carne firme e sabor levemente picante, também conhecido como chanterelle, colhido na natureza (não pode ser cultivado) e bastante consumido na Europa, seja fresco, seco ou em conserva.

Golubts
Rolinhos de couve com recheio de carne.

Gordura ou Lipídio
Nutriente responsável pelo fornecimento de energia e de vitaminas ao organismo.

Gotas
Uma forma de medir os líquidos.

Grana Padano
Tipo de queijo produzido, com leite de vaca, em 27 províncias com denominação de origem demarcada na planície Padana, na Itália. Tem massa dura e granulada, semelhante ao do queijo parmigiano, ao qual também se assemelha nos usos culinários.

Gratinar
Levar ao forno pratos com creme gratin. Tostar no grelhador ou forno, usando um creme ou molho, com manteiga, queijo ralado e/ou farinha de rosca.

Gravlax
Prato nórdico de salmão curado. O salmão fresco, cru, é temperado com sal, açúcar e pimenta. Depois, é prensado por alguns dias entre ramos de dill (aneto) e servido em fatias finas.

Grelhar

Cozinhar com calor indireto, através de raios infravermelhos. Diz-se na chapa quando a peça a cozinhar é colocada sobre chapa; por irradiação quando a chama é dirigida para uma placa de cerâmica refratária, que reflete o calor sobre o alimento a grelhar.

Grenadine
Xarope adocicado e vermelho, normalmente sem álcool, aromatizado originalmente com romã na ilha de Granada, no Caribe. Hoje também é feito em outros locais, e também com outras frutas. Usada principalmente em coquetelaria, e secundariamente em sobremesas.

Guacamole
É uma especialidade mexicana feita à base de creme de abacate.

Guarnecer
Utilizar preparações secundárias que finalizam ou completam um prato. Rematar normalmente como decoração ou preparo para finalizar uma etapa. Ex: pincelar com geléia ou colar com creme.

Guarnição
Acompanhamentos do prato principal.

Guzinaki ou kazinaki
Doce algo semelhante ao nógado.


Letra H

Hidratação
Introdução de água no organismo.

Hidratar
Fazer um ou mais ingredientes absorvem determinado líquido. Ex: gelatina.

Hiper
Prefixo de origem grega que significa 'acima'.

Hipo
Prefixo de origem grega significando 'abaixo'.

Homogenizar
Ligar 2 ou mais ingredientes de forma a constituírem uma unidade.

Hondashi
Tempero à base de peixe

Horenso
É o espinafre japonês, rico em vitamina A, C , B e em minerais. O ferro, em 100gr de horenso é encontrado o necessário para uma pessoa por dia. Tem também efeitos positivos em relação à prevenção da pressão baixa e gripes. O preparo de pratos com uso de óleos vegetais, manteiga ou gergelim são importantes para aproveitar a vitamina A do horenso de forma eficiente.


Letra I

Índice de massa corporal (IMC)
Relação do peso (em quilogramas) sobre a altura (em metros) ao quadrado, que classifica o estado nutricional.

Infusão
Resultado da execução de aromas, sabores e cor de uma substância, com o acréscimo de água ou outro líquido aquecido ou frio. Exp: café e chá. Usar água quente ou fervente sobre folhas de chá ou pó de café, para extrair sabor e aroma característicos.Procedimento usado para extrair a essência de um alimento, acrescentando água fria ou quente, em recipiente tampado, até extrair sua essência.

Ingestão hídrica
Quantidade de líquido ingerido num determinado período de tempo.

Intercalar
Montar uma composição em camadas alternadas e repetidas.

Itokonnyaku
Bloco gelatinoso de batata konnyaku em tiras.