Letra J - K - L

Letra J

Jambu
Erva de uso culinário no Pará, onde entra na composição de pratos como o pato no tucupi. Tem a característica de amortecer a língua.

Jardineira
Geralmente utilizada como guarnição, é uma variedade de vegetais, arrumados em uma só travessa.

Jren
Planta crucífera cujas raízes muito regulares contêm uma essência volátil acre.


Letra K

Kanikama
Massa cozida de peixe

Kanten - ágar-ágar
Similar à gelatina, mas não derrete em temperatura ambiente

Kasha
Denominação genérica dos cereais fervidos em água ou leite e temperados com sal ou açúcar, manteiga, torresmos, cebola frita, etc. Prato russo por excelência

Katsuobushi
Flocos de peixe (bonito) seco

Kijakushi
Espátula de madeira para o arroz

Kirsch
Aguardente de cerejas aromatizada com os caroços da fruta, comum na Europa Central (Alemanha, Suíça, França). É preparada em recipientes de cerâmica ou revestidos com parafina; por isso, não adquire qualquer cor, mantendo-se translúcida. Tem 43% de álcool.

Kisel
Bebidas deliciosas que antigamente se fermentavam com fermentos de cereais. Hoje em dia, utiliza-se fécula de batata, o que lhe dá uma consistência ligeiramente gelatinosa.

Kliúkva
Planta rasteira dos pântanos de turfa. O seu fruto de cor vermelha escura, comestível, contém grande teor de ácido cítrico.

Kombu
Tipo de alga seca

Konnyaku
Bloco gelatinoso de batata konnyaku

Kostianika
Cresce nos bosques, e o seu fruto vermelho, comestível, tem forma de cápsula. É constituído de vários pequenos frutos, com um volumoso caroço. Por isso, o seu nome deriva de kost, que significa caroço.

Kotleti

Bifes de carne picada, um dos pratos russos mais típicos.

Krupá
Cereais, esmagados, partidos, triturados em forma granular ou alveolar ou simplesmente descascados, mas nunca moídos, de muito consumo na cozinha russa.

Krupénik
É um pudim à base de kasha de trigo negro ou de sêmola de trigo, muito nutritivo.

Kutiá
Arroz cozido com passas que se serve em velórios.

Kvas
Bebida refrescante algo ácida e de pouca graduação, obtida por fermentação de farinha ou pão de centeio.

Kümmel
Palavra alemã também usada no Brasil para descrever a alcaravia, cujas sementes são utilizadas em pães, bolos, biscoitos e queijos. Na Alemanha, elas são também utilizadas em pratos salgados com repolho. Seu sabor é adocicado e ao mesmo tempo picante.

 
Letra L

Langoustine
Lagostim. Crustáceo do tamanho de um camarão grande mas semelhante a uma pequena lagosta, provido de 2 pinças compridas. Sua carne é mais delicada que a destes.

Lardear
Fazer pequenos cortes na carne, para penetrar melhor o tempero ou até recheá-la com bacon, linguiça, etc. Muito utilizado para assados. Introduzir finas tiras de toucinho na carne, através de incições com faca ou espeto, nas peças grandes. ou com agulha própria, nas peças pequenas, para tornar a carne mais macia e saborosa.

Levantar
Aumentar o volume, dar levesa a determinados ingredientes pelo represamento do ar durante o batimento. Ex: claras em neve.

Levístico
Erva citada em antigos tratados de culinária, encontrada hoje em jardins botânicos e viveiros. Seu sabor lembra a combinação dos sabores do aipo e da salsinha, podendo ser substituído pela mistura destes dois.

Ligar
Misturar um ou mais ingredientes de forma homogênea.

Lollo rosso
É um tipo de alface de cor avermelhada que apresenta a orla das folhas muito franzidas.

Lotte
Nome francês do peixe-diabo (monkfish, em inglês), comum no Mediterrâneo e no Atlântico, de cabeça e boca descomunais. Sua carne, comparada à da lagosta, é branca, magra e suculenta, podendo ser preparada de múltiplas maneiras.

Luganega
Lingüiça originária do norte da Itália, e hoje também encontrada no resto do país (também chamada de luganiga, lucanica e outras formas). Tem formato longo e fino, sendo preparada tradicionalmente com carne de porco.